terça-feira, 31 de agosto de 2010

Seminário de Ecologia da Mente

“A ecologia da mente busca realizar a fusão dentro do Homem, pensando uma estética que equilibre e harmonize o viver nos comportamentos cotidianos, vivendo mais do que afirmando”. Gregory Bateson (1904-1980)
A Ecologia da Mente pode ser entendida como um processo de produção de subjetividade que se constrói a partir de paradigmas de inspiração ética. Sua proposta é ressaltar a natureza empírica capaz de apropriar-se de um universo de valores capaz de reinventar práticas sociais na relação do ser humano com o outro e com a natureza.
O evento surgiu como resultado de iniciativas realizadas a partir de um campo interdisciplinar de estudos e pesquisas no campo da saúde mental, desenvolvido por unidades da UFRJ que integram o Programa Interdisciplinar em Artes Dramáticas, Ciências Sociais e Ecologia da Mente – PACEM.
Os professores e a comunidade do Distrito Federal terão a rara oportunidade de conhecer e refletir sobre práticas pedagógicas de antigas tradições e novos modos de viver, dentro de uma proposta de integração harmônica com um todo auto sustentado, buscando caminhos para um vivenciar pleno e íntegro.
Reconhecidas instituições de Brasília comporão as mesas de debate e oferecerão oficinas vivenciais, tais como Faculdade de Educação, Centro de Estudo Transdisciplinar da Água e Centro de Desenvolvimento Sustentável – Universidade de Brasília, Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração – Secretaria de Saúde do DF, Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, Universidade da Paz – Unipaz.
Serviço:
Data: 04 e 05 de setembro
Local: Escola da Natureza, Parque da Cidade, portão 05
Organização:UFRJ e Escola da Natureza