quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Biodanza e Educação Biocêntrica


(clique na imagem para ampliar) 

A Escola da Natureza sediará no próximo fim de semana ( 28 e 29 de agosto) o Seminário de Ação Social em Biodanza e Educação Biocêntrica.

Essa modalidade de educação trabalha com as múltiplas inteligências, principalmente a inteligência afetiva, aspecto desvalorizado na escola tradicional. 

São princípios da Educação Biocêntrica:

1 – Progressividade -  que consiste no respeito ao ritmo individual e interior de cada um;
2 – Reciprocidade - estimula o aluno a regular as formas de relacionamento dentro do grupo, respeitando seus limites, e oferecendo feed-back, isso quer dizer que o educador biocêntrico não interfere diretamente no nível de envolvimento das relações;
3 – Vivência - estimula o resgate pelas vivências de amor, harmonia e prazer de viver e amplia o trabalho puramente intelectual para vivências dinâmicas;
4 – Reculturação -  suscita o processo de transvaloração cultural, repensa os mandatos introjetados no decorrer da história, abre o leque de conhecimentos culturais. Fundamenta conceitos pró-vida em base de caráter antropológico, científico, artístico, e favorece a libertação dos preconceitos e dogmas prejudiciais ao homem.

A diferença do enfoque dado pela  Educação Biocêntrica é  o caráter do trabalho docente na perspectiva de facilitador, de sua relação interior de satisfação na vivência de sua atividade. 

Quando há sentido, quando se sente prazer no que se realiza, desenvolvem-se  um trabalho equilibrado, onde a energia despendida com o esforço físico e mental para seu desempenho é recuperada pela satisfação e realização pessoal e grupal.

Participe do Seminário e veja como a inserção da Educação Biocêntrica na escola regular permite a transposição do foco da pedagogia do esforço para a pedagogia do prazer

O desenvolvimento de um enfoque transdisciplinar e centrado na valorização universal da Vida.

O evento é uma realização da Escola de Biodanza de Brasília com o apoio da Escola da Natureza.

por Lêda Márcia Bevilacqua (Bhadra)
Diretora da Escola da Natureza