terça-feira, 31 de agosto de 2010

Seminário de Ecologia da Mente

“A ecologia da mente busca realizar a fusão dentro do Homem, pensando uma estética que equilibre e harmonize o viver nos comportamentos cotidianos, vivendo mais do que afirmando”. Gregory Bateson (1904-1980)
A Ecologia da Mente pode ser entendida como um processo de produção de subjetividade que se constrói a partir de paradigmas de inspiração ética. Sua proposta é ressaltar a natureza empírica capaz de apropriar-se de um universo de valores capaz de reinventar práticas sociais na relação do ser humano com o outro e com a natureza.
O evento surgiu como resultado de iniciativas realizadas a partir de um campo interdisciplinar de estudos e pesquisas no campo da saúde mental, desenvolvido por unidades da UFRJ que integram o Programa Interdisciplinar em Artes Dramáticas, Ciências Sociais e Ecologia da Mente – PACEM.
Os professores e a comunidade do Distrito Federal terão a rara oportunidade de conhecer e refletir sobre práticas pedagógicas de antigas tradições e novos modos de viver, dentro de uma proposta de integração harmônica com um todo auto sustentado, buscando caminhos para um vivenciar pleno e íntegro.
Reconhecidas instituições de Brasília comporão as mesas de debate e oferecerão oficinas vivenciais, tais como Faculdade de Educação, Centro de Estudo Transdisciplinar da Água e Centro de Desenvolvimento Sustentável – Universidade de Brasília, Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração – Secretaria de Saúde do DF, Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, Universidade da Paz – Unipaz.
Serviço:
Data: 04 e 05 de setembro
Local: Escola da Natureza, Parque da Cidade, portão 05
Organização:UFRJ e Escola da Natureza

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Biodanza e Educação Biocêntrica


(clique na imagem para ampliar) 

A Escola da Natureza sediará no próximo fim de semana ( 28 e 29 de agosto) o Seminário de Ação Social em Biodanza e Educação Biocêntrica.

Essa modalidade de educação trabalha com as múltiplas inteligências, principalmente a inteligência afetiva, aspecto desvalorizado na escola tradicional. 

São princípios da Educação Biocêntrica:

1 – Progressividade -  que consiste no respeito ao ritmo individual e interior de cada um;
2 – Reciprocidade - estimula o aluno a regular as formas de relacionamento dentro do grupo, respeitando seus limites, e oferecendo feed-back, isso quer dizer que o educador biocêntrico não interfere diretamente no nível de envolvimento das relações;
3 – Vivência - estimula o resgate pelas vivências de amor, harmonia e prazer de viver e amplia o trabalho puramente intelectual para vivências dinâmicas;
4 – Reculturação -  suscita o processo de transvaloração cultural, repensa os mandatos introjetados no decorrer da história, abre o leque de conhecimentos culturais. Fundamenta conceitos pró-vida em base de caráter antropológico, científico, artístico, e favorece a libertação dos preconceitos e dogmas prejudiciais ao homem.

A diferença do enfoque dado pela  Educação Biocêntrica é  o caráter do trabalho docente na perspectiva de facilitador, de sua relação interior de satisfação na vivência de sua atividade. 

Quando há sentido, quando se sente prazer no que se realiza, desenvolvem-se  um trabalho equilibrado, onde a energia despendida com o esforço físico e mental para seu desempenho é recuperada pela satisfação e realização pessoal e grupal.

Participe do Seminário e veja como a inserção da Educação Biocêntrica na escola regular permite a transposição do foco da pedagogia do esforço para a pedagogia do prazer

O desenvolvimento de um enfoque transdisciplinar e centrado na valorização universal da Vida.

O evento é uma realização da Escola de Biodanza de Brasília com o apoio da Escola da Natureza.

por Lêda Márcia Bevilacqua (Bhadra)
Diretora da Escola da Natureza

Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta

A Conferência aconteceu de 05 a 10 de junho de 2010 em Luziânia – GO com o objetivo de  proporcionar a inclusão qualificada de estudantes e jovens no debate internacional da ética planetária frente à crise ambiental que enfrentaremos nas próximas décadas.

Jovens de 59 nacionalidades trocaram experiências, participaram de oficinas e principalmente assumiram mais uma vez seu papel na construção de sociedades mais justas e sustentáveis.

Doze delegados do Brasil foram selecionados para participar da Conferência Internacional,  entre eles o estudante do Centro de Ensino Médio 404 de Samambaia Lenilton Ribeiro.
Na Conferência a Escola da Natureza estava representada pala Profª. Isabela Vilaça,  que acompanhou atenta o trabalho da Delegação Brasileira.
Veja as fotos em: 
E o vídeo da apresentação cultural da Delagação Brasileira
http://www.youtube.com/watch?v=HCp0Cs3STUc 

terça-feira, 3 de agosto de 2010

IV Oficina de construções com bambu


clique na imagem para ampliar

Oficina erguerá as estruturas da ESCOLA JARDIM DE GAIA em Cavalcante - GO, 
uma proposta de Educação Ambiental e Integral.
 
Coordenação técnica – Eng. Civil Frederico Rosalino (Bioestrutura Engenharia)
De 03 a 07 de setembro de 2010
Local – Chapada dos Veadeiros, Calvalcante – GO
Palestras e aulas práticas sobre:
  • Usos múltiplos do bambu;
  • Principais espécies, morfologia, plantio, manejo e formas de tratamentos;
  • Propriedades físicas, técnicas construtivas, tipo de conexões.
  • Arquitetura com Bambu e materias complementares, fundações, vedações, coberturas e acabamentos;
Oficinas paralelas
  • Oficina de confecção de móveis – 1 dia; e
  • Oficina de luminárias – 1 dia.
Valor do Investimento
  • R$ 550,00 pagos até dia 20 de agosto após esta data o valor será de R$ 650,00 (Dividimos em até 3 vezes)
Organização
 
BIOESTRUTURA Engenharia
Restaurante Girassol
Informações:
Janice – (61) 9654 1851
Vanusa  – (61) 8131 2660
Inscrições:
Restaurante Girassol  - 409 sul, bl – B-Brasília/DF

Serviço:
Para saber mais sobre os Sistemas Construtivos Ambientalmente Saudáveis acesse o site da Bioestrutura Engenharia: www.bioestrutura.com.br

Frederico Rosalino
Eng. Civil - CREA 10.115/D
BIOESTRUTURA Engenharia Ltda
Sistemas Construtivos Ambientalmente Saudáveis
(61) 9285 9277