No dia 31 de março, no Sítio Pedra da Mata, 200 crianças da EC da Rua do Mato, área rural de Sobradinho -DF, aprenderão, brincando, sobre o valor do bioma Cerrado para a sustentabilidade da vida no planeta Terra. As atividades fazem parte do Projeto Semeando o Bioma Cerrado, uma iniciativa da Rede de Sementes do Cerrado, patrocinado pela Petrobrás.
A proposta é que, num período de dois anos, sejam atendidas 1.200 crianças do DF, de Goiás (Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante) e Prado de Minas, regiões definidas como prioritárias, pela localização em zonas rurais e/ou próximas à unidades de conservação.
Para promover, incentivar e/ou induzir a implementação de políticas públicas nos sistemas de ensino, contemplando a Educação Ambiental, a Rede de Sementes do Cerrado estabeleceu parcerias com diversas instituições não governamentais, como a Associação dos Amigos das Florestas, no Distrito Federal, e a Oca Brasil, em Alto Paraíso – GO, encontrando apoio junto ao corpo docente das escolas selecionadas. A Escola da Natureza, da Secretaria de Educação de DF, também se encontra na lista das instituições apoiadoras do projeto.
O projeto Semeando o Bioma Cerrado é amplo e além da Educação Ambiental, tem entre outros, o objetivo de estimular os elos da cadeia produtiva de sementes e mudas florestais de espécies nativas do cerrado, que envolve um público adulto específico com atividades de mapeamento de áreas de coleta de sementes e de árvores matrizes, capacitação de pessoas para as áreas de beneficiamento, armazenamento de sementes e/ou de mudas florestais.
A coordenação das atividades estará sob a responsabilidade da Associação dos Amigos das Florestas – AAF, que promete muita diversão pedagógica, com troca de saberes e fazeres entre professores, monitores, gestores ambientais e, naturalmente, as crianças que circularão por oficinas de arte pedagógica, de trilhas interpretativas sobre a fauna e a flora do Cerrado, além da arte culinária voltada para aromas e sabores de produtos típicos da nossa região.
Para enriquecer as atividades já mencionadas, as crianças conhecerão, em maquetes de viveiro e hortas, o percurso de viagem das sementes nativas e as etapas de desenvolvimento das árvores, realizando também, o plantio de espécies nativas.
Segundo o coordenador geral do Projeto, Prof. José Rozalvo Andreguito, não podemos ignorar que a degradação ambiental é um problema crescente em todo o mundo, uma vez que a interferência humana continua a extrapolar a capacidade do meio ambiente de se recuperar, ainda que se pense a Terra como um sistema ou organismo auto-regulável. Por isso, a proposta é trabalhar a educação ambiental como força impulsionadora capaz de desencadear ações e atitudes transdisciplinares em defesa do cerrado.
SERVIÇO:
OFICINA AMBIENTAL
Local : Sítio da Pedra da Mata – Rua do Mato
Horário: 8:00 às l5.30 horas
Contatos: Professor José Rozalvo Andreguito - Coordenador Geral do Projeto - Telefone 9229 5180
Mery-Lucy Souza/ Regina Fernandes - Coordenadoras de Educação Ambiental do Projeto - Telefones: 9217 8438 / 8149 4820