terça-feira, 29 de março de 2011

BRINCANDO E APRENDENDO O VALOR DO CERRADO

No dia 31 de março, no Sítio Pedra da Mata, 200 crianças da EC da Rua do Mato, área rural de Sobradinho -DF, aprenderão, brincando, sobre o valor do bioma Cerrado para a sustentabilidade da vida no planeta Terra. As atividades fazem parte do Projeto Semeando o Bioma Cerrado, uma iniciativa da Rede de Sementes do Cerrado, patrocinado pela Petrobrás.


A proposta é que, num período de dois anos, sejam atendidas 1.200 crianças do DF, de Goiás (Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante) e Prado de Minas, regiões definidas como prioritárias, pela localização em zonas rurais e/ou próximas à unidades de conservação.

Para promover, incentivar e/ou induzir a implementação de políticas públicas nos sistemas de ensino, contemplando a Educação Ambiental, a Rede de Sementes do Cerrado estabeleceu parcerias com diversas instituições não governamentais, como a Associação dos Amigos das Florestas, no Distrito Federal, e a Oca Brasil, em Alto Paraíso – GO, encontrando apoio junto ao corpo docente das escolas selecionadas. A Escola da Natureza, da Secretaria de Educação de DF, também se encontra na lista das instituições apoiadoras do projeto.

O projeto Semeando o Bioma Cerrado é amplo e além da Educação Ambiental, tem entre outros, o objetivo de estimular os elos da cadeia produtiva de sementes e mudas florestais de espécies nativas do cerrado, que envolve um público adulto específico com atividades de mapeamento de áreas de coleta de sementes e de árvores matrizes, capacitação de pessoas para as áreas de beneficiamento, armazenamento de sementes e/ou de mudas florestais.

A coordenação das atividades estará sob a responsabilidade da Associação dos Amigos das Florestas – AAF, que promete muita diversão pedagógica, com troca de saberes e fazeres entre professores, monitores, gestores ambientais e, naturalmente, as crianças que circularão por oficinas de arte pedagógica, de trilhas interpretativas sobre a fauna e a flora do Cerrado, além da arte culinária voltada para aromas e sabores de produtos típicos da nossa região.

Para enriquecer as atividades já mencionadas, as crianças conhecerão, em maquetes de viveiro e hortas, o percurso de viagem das sementes nativas e as etapas de desenvolvimento das árvores, realizando também, o plantio de espécies nativas.

Segundo o coordenador geral do Projeto, Prof. José Rozalvo Andreguito, não podemos ignorar que a degradação ambiental é um problema crescente em todo o mundo, uma vez que a interferência humana continua a extrapolar a capacidade do meio ambiente de se recuperar, ainda que se pense a Terra como um sistema ou organismo auto-regulável. Por isso, a proposta é trabalhar a educação ambiental como força impulsionadora capaz de desencadear ações e atitudes transdisciplinares em defesa do cerrado.


SERVIÇO:


OFICINA AMBIENTAL


Local : Sítio da Pedra da Mata – Rua do Mato


Horário: 8:00 às l5.30 horas


Contatos: Professor José Rozalvo Andreguito - Coordenador Geral do Projeto - Telefone 9229 5180


Mery-Lucy Souza/ Regina Fernandes - Coordenadoras de Educação Ambiental do Projeto - Telefones: 9217 8438 / 8149 4820

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cursos para Formação de Educadores Ambientais - 2011

 Prezados amigos e parceiros !!
   É com imensa satisfação que informamos o início dos Cursos de Formação de Educadores Ambientais para 2011, conforme cartaz em anexo !! 
   Para este ano será necessário fazer uma pré-inscrição na Escola da Natureza e a inscrição somente será efetivada no primeiro dia de aula para assegurarmos a permanência na vaga oferecida. 
   Esperamos contar com sua valiosa presença, fundamental para o enraizamento da educação ambiental no DF.
Segue abaixo a relação dos cursos e informações a respeito dos mesmos. Para maiores informações, favor ligar para os nossos telefones: 3901-7756/3901-8137
   Abraços ecológicos,
Equipe Escola da Natureza.



CURSO I - OFICINA ECOPEDAGÓGICA: JARDIM DAS EXPRESSÕES
Carga Horária: 90h, sendo 63h diretas e 27h indiretas
Dia / Turno: terça-feira, matutino: de 08h às 11 horas.
Período:05/04 a 27/09
Facilitadora: Profa. ELZA CRISTINA RIBEIRO
Local: Escola da Natureza.
Objetivo: Contribuir com a formação de Educadores Ambientais, com base nos princípios da Ecopedagogia, a partir da reflexão, e da praxis voltadas para os princípios da redução, da reutilização e da reciclagem dos resíduos sólidos.

 CURSO II - OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: RECICLANDO IDÉIAS, TRANSFORMANDO FAZERES
Carga Horária: 60h, sendo 48h diretas e 12h indiretas
Dia / Turno: quinta-feira, matutino e vespertino: de 08h30 às 11h30 e de 14h às 17 horas.
Período:07/04 a 28/07
Facilitadoras: Profas. ELZA CRISTINA RIBEIRO, JANICE AFONSO, LUCIANA DE FARO E ROSA MARIA CORRÊA
Local: Escola da Natureza.
Objetivo: Contribuir com a formação de Educadores Ambientais, com base nos princípios da Ecopedagogia, a partir da reflexão, e da praxis voltadas para os principios da redução, da reutilização e da reciclagem dos resíduos solidos.

CURSO III - ARTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE: VEREDAS DA INTERDISCIPLINARIDADE
Carga Horária: 60h, sendo 48h diretas e 12h indiretas
Dia / Turno: terça-feira, matutino e vespertino: de 08h às 11h e de 14h às 17 horas.
Período: 05/04 a 02/07
Facilitador: Prof. ESTEVÃO MONTI.
Local: Escola da Natureza
Objetivo: Contribuir com a formação de educadores ambientais, promovendo experiências em torno do conceito da interdisciplinaridade a partir de leituras, discussões, dinâmicas, excursões e outras estratégias relacionadas à arte, à cultura e ao meio ambiente.


CURSO IV - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLOGIA:UMA RELAÇÃO DE AMOR COM A TERRA
Carga Horária: 60h, sendo 48h diretas e 12h indiretas
Dia/ Turno: quinta-feira, matutino e vespertino: de 08h30 às 11h30 e de 14h às 17 horas.
Período: 07/04 a 28/07
Facilitadoras: Profa. CLARICE VALADARES / LUCRÉCIA BEZERRA / ANA CAROLINA SEIXAS
Local: Escola da Natureza.
Objetivo: Contribuir com a formação de educadores ambientais e a construção do sujeito ecológico, por meio do conhecimento da Agroecologia e suas práticas, fundamentadas na Ecopedagogia e nos princípios da Permacultura.

CURSO V - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENERGIA: A SUSTENTABILIDADE DE NOSSAS AÇÕES
em parceria com Furnas Centrais Elétricas S/A
Carga Horária: 90h, sendo 63h diretas e 27h indiretas
Dia/ Turno: quinta-feira, matutino e vespertino: de 08h30 às 11h30 e de 14h às 17 horas.
Período: 07/04 a 29/09
Facilitador: JOSMAR COSTA FERNANDES (ELETROBRÁS/FURNAS).
Local: Igreja Presbiteriana de Brasilia SQS 313/314
Objetivo: Contribuir com a formação de educadores ambientais, tendo como base os princípios e objetivos da educação ambiental, da sustentabilidade e da organização em rede, a partir da temática energia.